3 de dezembro de 2013

Divergente – os perigos de pensar por si só


Em uma Chicago futurista a sociedade é dividida em 5 facções, cada qual com sua característica, sua sede e sua função. Abnegação, Franqueza, Amizade, Erudição e Audácia.

Beatrice ‘Tris’ Prior, a protagonista do livro, chega aos 16 anos, idade em que todos os adolescentes da cidade têm de passar por um teste de aptidão na escola para saber a qual facção pertence. Nascida e criada na Abnegação, que tem como característica o altruísmo, ela deve escolher entre permanecer com sua família ou transferir-se para outra facção.

Apesar de todos os adolescentes saberem que aos 16 anos farão o teste de aptidão, nenhum deles sabe como ele é aplicado. Ao entrar na sala de exame, Beatrice se depara com uma cadeira reclinada e uma mulher da facção Audácia, que pede para ela ingerir um líquido azul translucido, conecta suas têmporas com transmissores eletromagnéticos e pede para ela se deitar.

O teste de aptidão se revela uma simulação que ocorre na mente dos jovens, provocando situações em que eles têm sempre duas escolhas a fazer. Cada escolha elimina uma facção, até que se chegue a aptidão de cada um.

Porém, algo sai errado, pois Beatrice é capaz de algo teoricamente impossível, manipular a simulação. Ela não faz partes de nenhuma das facções. Ela é capaz de pensar além dos padrões. Ela é Divergente. Porém, sua examinadora deixa muito claro que ser Divergente significa que ela será caçada e sua vida destruída. Sendo assim, Tris deve escolher entre as três facções que ela mostrou aptidão: Abnegação, Audácia e Erudição.

No dia seguinte, em frente a todas as facções, os recém avaliados revelam a qual facção dedicarão o resto de suas vidas. Caleb, irmão de Tris, surpreende a se transferir para a Erudição, deixando sua irmã com o temor de abandonar seus país sem nenhum dos dois filhos. Porém, no último segundo Tris escolhe a Audácia.

A Audácia é a facção dos sem medo, que pulam de trens em movimentos, só usam preto, e protegem os limites da cidade. Pequena e magra, Tris parece o tipo de garota que não sobreviverá a dura iniciação da facção e se tornará uma dos sem facção (factionless) que são considerados a escória da sociedade. Porém, a jovem transferida vai mostrar que a coragem advém dos momentos mais adversos, e que ser destemida nem sempre significa ausência de medo ou falta de sentimentos puros.

Veronica Roth transporta o leitor para uma sociedade aparentemente equilibrada e quase perfeita, que aos poucos se revela obscurecida por mortes e sumiços inexplicáveis, controle de informações e mistura de realidade palpável com virtual. As personagens são levadas ao limite de seus corpos físicos e suas mentes estraçalhadas por fantasmas do passado e do presente.

Entre lutas e conspirações a autora ainda constrói um romance credível, sincero e capaz de dar a trama fluidez e reviravoltas nada previsíveis. Apesar da premissa simples, Roth levanta questões fundamentais sobre a convivência dos homens enquanto sociedade e enquanto indivíduos únicos e pensantes. Não consegui colocar o livro de lado.


No canal: Vídeo resenha sobre o livro ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário