6 de dezembro de 2013

Leituras de Novembro


Novembro começou muito bem. Terminei de devorar As Brumas de Avalon, série em 4 livros da escritora Marion Zimmer Bradley. O livro conta toda a história das lendas do Rei Arthur e a Távola Redonda, desde a adolescência de sua mãe, Igraine, até a morte de Arthur e queda do reino místico de Avalon. O romance é considerado uma versão feminista das lendas arturianas, já que é narrado majoritariamente por Morgana, a irmã de Arthur. Guinever  e Morgause, esposa e tia de Arthur, também são narradoras em várias passagens.

O mais interessante sobre a escrita de Marion Zimmer é como ela mistura lendas conhecidas por todos, parte do imaginário coletivo, com sentimento muito íntimos e profundos. O leitor sente raiva, dor, agonia e tristeza junto com as personagens. Apesar de várias cenas carregadas de lutas e magias, o que mais me impressionou no livro foram as reflexões sobre o caráter humano. As paixões (proibidas, não correspondidas, impossíveis), e a fina linha que separa o que é certo do que é errado.


O Gamo Rei e O Prisioneiro da Árvore - leituras de Novembro


Em seguida li um quadrinho - Turma da Mônica Laços - que é uma das graphic novels lançadas em comemoração dos 50 anos da história em quadrinhos mais famosa do Brasil. Nesse especial outros quadrinistas são convidados, pelo próprio Maurício de Souza, para criar uma nova história da turma. O resultado não poderia ser mais satisfatório.

Eu, pessoalmente, adoro quando outros desenhistas fazem releituras de personagens famosos. É interessante pois além de podermos observar outros traços, há também toda a interpretação sentimental e individual de cada artista.

Depois tentei me dedicar a biografia do Walt Disney, escrita pelo Neal Gabler. Porém, parece que leio, leio, leio, e continuo no mesmo lugar. Quando terminá-la farei um post aqui contando detalhes.  Tive de abandonar também História do Cerco à Lisboa, do José Saramago pelo mesmo motivo. A leitura não fluía e não houve empatia entre mim e os personagens. Vai ficar na lista de leituras futuras.



Resolvi ler algo leve e divertido pra ver se minhas leituras iam para frente. Resolvi reler Jynx (Sorte ou Azar?) da Meg Cabot. Ainda não terminei, deixei ele um pouco de lado por um ótimo motivo chamado Divergente. Assim que acabar também postarei uma resenha aqui no blog.

Sobre Divergente, já fiz um resenha escrita aqui no blog e também um vídeo resenha, então não comentarei mais aqui. Até o final de semana devo escrever sobre a continuação, Insurgente. Meu intuito era mostrar melhor cada um dos livros, já que no vídeo é um pouco mais difícil ver os detalhes de cada um deles.









Um comentário:

  1. Stela, morro de vontade de ler essa biografia do Disney. Mas quando vi o vídeo e o que você falou sobre a escrita do autor, fiquei meio desanimada...

    PRECISO ler As Brumas de Avalon. Tenho os livros aqui e não sei porque enrolei até agora! Acho que vou ler depois dos "Divergentes". Aliás, que série viciante, viu? Só não terminei o primeiro livro ainda porque hoje quase não parei para ler...Hoje sei que não vou dormir ahahaha

    Vou aguardar seus posts sobre a série :)

    Beijos

    ResponderExcluir