4 de janeiro de 2014

Jinx (Sorte ou Azar?) - Meg Cabot





'Sorte ou Azar?' foi lançado em 2007 e é um livro da americana Meg Cabot. Ao contrário dos maiores sucessos da autora, ele não faz parte de uma série. A história se passa em ma Nova York dos anos 2000, quando Jean Honeychurch, de 16 anos, deixa Iowa para morar com os tios na metrópole.

Logo no primeiro capítulo Jean, que narra sua própria história, conta que se algo pode dar errado na sua vida, dará. Ela nasceu  azarada. Ao seu redor as coisas quebram, as pessoas se machucam, e por ai vai. Por isso mesmo a família a chama de Jinx (um trocadilho com Jean. Jinx significa azarado, pé frio). Assim sendo, claro que ao chegar em Nova York ninguém lembra de ir buscá-la no aeroporto e ela tem de se virar para chegar a sua nova casa.

O grande mistério do livro é saber afinal de contas o que aconteceu em Iowa que fez Jean se mudar no meio do semestre para uma cidade tão distante. Ao longo do livro são dadas várias pistas sobre o porque da garota ter de fugir de seu lar natal tão ás pressas.

Ao chegar em sua nova residencia, Jean reencontra sua prima, Tory, e vários de seus amigos no gazebo do jardim, bebendo, fumando, e encomendando drogas com um deles. Jean tem um choque ao perceber como sua prima mudou em apenas alguns anos. Se antes ela era um pouco gordinha e usava moletons cor de rosa, agora a garota era magra, só se vestia de preto, delineador nos olhos, e extremamente antipática. 


Os problemas começam quando Tory revela para Jean que é uma bruxa, e a convida para fazer parte de seu grupo de bruxaria. Jean declina o convite, mas começa a perceber que sua prima não vem usando seu recém descobertos 'poderes' para o bem e resolve intervir.

O livro é mais uma história adolescente que reúne briguinhas de colegial, romances e disputas. Mas, ao contrário de livros da mesma autora, como a série bestseller' O Diário da Princesa', 'Jinx' aborda temas mais sombrios e também o consumo de drogas na adolescência. 

A leitura é rápida e fluida, e apesar de não levar a grandes reflexões e questionamentos, diverte, arrancando sorrisos do leitor e até alguns momentos de tensão nas partes de ação. 


4 comentários:

  1. Nunca li esse livro, acredita? Mas sempre morri de vontade. Mas quero ler em inglês, como você por que em português eu sinto que as histórias da Meg ficam mais infantilizadas.

    Kisses

    ResponderExcluir
  2. Oi Stela tudo bem? Sou louca pra ler Meg Cabot, mas nunca li nenhum livro acredita?rsrs Você me recomendaria começar por qual?
    Acabei de me inscrever no seu canal e estou amando ver seus vídeos. Também falo sobre livros no meu blog e adoraria ter coragem de fazer vídeos assim como vc, mas infelizmente não tenho!
    Estou lendo as crônicas de Nárnia no momento e estou amando o livro, acho que vc vai gostar também, vi que é uma de suas metas para 2014. Bjão e até mais :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é muito bom! Eu li ele em português, mas acho a capa mais bonita em inglês. Queria poder ler em inglês :(
    Adorei o colar.
    livros-e-nutella.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada de Meg Cabot mas ando super curiosa :) quero ver se compro qualquer coisa dela... algum conselho para começar?? Bem... adorei o blog, é super fofinho, gosto do design e das fotos e da forma como escreves. Parabéns! Vou seguir sempre :)
    * maryredhair *

    ResponderExcluir