2 de abril de 2014

Lidos de Março

Feita de Fumaça e Osso – Laini Taylor 

Feita de Fumaça e Osso (Daughter of Smoke and Bone) é um livro que causa estranhamento, começando pelo título. A protagonista, Karou, mora em Praga, capital da República Tcheca e estuda em um Liceu de artes plásticas. Seus desenhos de seres metade homens e metade animais e suas histórias fazem muito sucesso entre os amigos do Liceu, porém, mal sabem esses amigos que aquelas criaturas são reais.

Karou foi criada por Brimstone, uma quimera, desde que nasceu. Ela não sabe nada sobre quem ela é, nem como uma humana foi parar nesse estranho mundo de criaturas ‘sobrenaturais’. Enquanto tenta viver uma vida normal no mundo dos seres humanos, Karou trabalha para Brimstone, buscando dentes (de humanos e animais) ao redor do mundo, que podem ser comprados por dinheiro ou por desejos concedidos por Brimstone.

Apesar de parecer uma garota decidida e destemida, com seu longo cabelo azul e tatuagens de símbolos estranhos, Karou sente um grande vazio por sentir que não pertence a lugar nenhum, já que as quimeras que a criaram também escondem muitos segredos dela.

Quando anjos começam a selar as passagens que unem o mundo dos humanos ao mundo das quimeras, Karou perde contato com todos os seus amigos quimeras e inicia uma busca incansável por respostas sobre seu passado e quem são os estranhos anjos.

A narrativa de Laini Taylor é envolvente e bonita. As descrições das cidades – Paris, Marrakech, Praga – são sensoriais e poéticas, nos levando a esses locais cheios de história. A autora mistura  mitologia Grega, africana, cristã e islâmica criando uma trama cheia de mistérios e esquisitices que prendem o leitor.



Belo Desastre e Desastre Iminente


Belo Desastre (Beautiful Disaster) e Desastre Iminente (Walking Disasters) são dois best sellers da autora americana Jamie Mcguire. Os dois livros contam a história de Abby Abernathy, uma garota do Kansas que vai para a Califórnia para fugir de seu passado sombrio, e Travis Maddox, um bad boy que fica com todas as garotas e depois as dispensa e luta em um clube de luta e apostas clandestino.

A melhor amiga de Aby namora o primo de Travis, e logo os dois se conhecem, iniciando um relacionamento conturbado, onde amizade e amor, atração e obsessão se misturam as vezes de maneira nada saudável. Ao longo do caminho traumas são superados e máscaras caem.

O primeiro livro é o ponto de vista de Aby sobre os acontecidos, já o segundo trás o ponto de vista de Travis. Os dois livros se complementam, e apesar de parecidos não são iguais. Por se tratar de um new adult, os romances não tem uma escrita brilhante e contém cenas de sexo. Apesar da temática clichê os personagens são apaixonantes e a história te prende a ponto de me fazer passar a madrugada lendo.



Vampire Academy  #1, #2 , #3


Vampire Academy é uma das séries do gênero Young Adult mais badaladas das atualidade, e foi o ‘falatório’ geral sobre ela que me fez colocar os seis livros no Kobo e começar a ler.

O primeiro deles – Vampire Academy – nos apresenta a personagem principal e narradora da história, Rose Hathaway, e sua melhor amiga, Lissa Dragomir. As duas deveriam estar estudando na Academia, junto aos outros Moroi (vampiros) e Dhampirs (metade humanos, metade vampiros), porém por algum motivo misterioso elas fugiram e resolveram viver como humanas.

Logo no primeiro capítulo as duas são achadas por guardiões Dhampirs e levadas de volta à Academia, onde deverão aprender a viver vigiadas e cumprindo regas e horários rígidos. Por ter ficado quase dois anos sem treinamento Rose tem práticas diárias com o guardião que as encontrou, Dimitri Belikov. Lissa e Rose compartilham um laço que as mantém unidas, permitindo a Rose que saiba como Lissa está se sentindo e até mesmo entrar em seus pensamentos.

O primeiro livro se concentra em desvendar o poder misterioso de Lissa e quem a está rondando e ameaçando, assim como explicar a origem do laço que une as duas amigas.
O segundo livro da série – Frostbite – revela que os ‘vampiros do mal’, os Strigoi, estão trabalhando em grupo e com o auxílio de humanos para matar famílias inteiras de Morois e ninguém está a salvo. Por conta disso todos os membros da Academia e seus familiares são levados para um resort nas montanhas nevadas para passar o período de festas. Um novo personagem é introduzido na trama – Adrian Ivashkov – um Moroi conhecido por sua fama de festeiro e mulherengo, mas que acaba por revelar um grande poder, similar ao de Lissa.

O terceiro livro – Shadow Kiss – começa com Rose tentando se recuperar dos acontecimentos chocantes do último livro ao mesmo tempo em que coisas estranhas e sem explicação começam a acontecer com ela. Enquanto tenta achar explicação para suas ‘visões’, Rose e Dimitri se tornam ainda mais próximos, ao mesmo tempo em que a escola deixa de ser um lugar seguro. O livro termina de forma chocante, deixando o leitor de boca aberta e louco para começar a leitura do quarto volume – Blood Promisse.



Os Instrumentos Mortais


Cassandra Clare em sua série, Os Instrumentos Mortais, criou um mundo que mistura vampiros, lobisomens, fadas, Nephilins (seres humanos com sangue de anjos) e demônios. Todos esses seres se encontram em Nova York dos dias atuais e chegam ao conhecimento de Clary Fray, uma adolescente de 15 anos que adora desenhar, e seu melhor amigo Simon Lewis, desencadeando uma sequência de lutas e acontecimentos misteriosos.

A mãe de Clary é raptada e a menina descobre que ela é nephilim e portanto uma Caçadora de Sombras, e que um feiticeiro – Magnus Bane – apagava sua memória de tempos em tempos para que ela não percebesse seus poderes. Enquanto tenta entender quem ela realmente é e onde está a sua mãe, Clary vai viver no Instituto de Nova York junto a família Lightwood e seus filhos – Alec e Isabelle – e seu filho adotivo, Jace. Jace e Clary se apaixonam mas logo descobrem que o romance dos dois é impossível.

O segundo livro – Cidade das Cinzas – é a continuação do primeiro livro e narra acontecimentos estranhos e sombrios, já que crianças do submundo estão sendo assassinadas e todo o seu sangue drenado. As suspeitas desses assassinatos caem sobre Valentim, o vilão da história. Ao mesmo tempo Jace começa a ser perseguido pela Clave, o governo dos Nephilins, que acredita que ele tenha algum envolvimento com Valentim. O final do livro deixa claro que uma guerra está prestes a explodir entre demônios e seres do submundo.

O terceiro livro – Cidade de Vidro – passa-se quase todo em Idris, a terra natal dos Caçadores de Sombra. Enquanto os membros da Clave se reúnem para decidir o que fazer sobre as ameaças de Valentim, Clary decide ir sozinha atrás de respostas e meios de evitar um verdadeiro banho de sangue. A guerra é iminente, mas as formas de luta podem levar a destruição do mundo ou sua salvação.

A história tem um final bem fechado no terceiro livro. Há só uma única ponta solta – um corpo que não é encontrado, que leva a todos os acontecimentos do quarto livro – Cidade dos Anjos Caídos, onde tudo parece estar na mais perfeita ordem, até que Jace começa a ter pesadelos constantes e cada vez mais reais que o deixam atormentado.

A partir do quarto livro os pontos de vista começam a ficar mais variados e interessantes, e todos os personagens se conectam, as vezes de maneiras surpreendentes. O enredo também se torna mais intenso e sombrio.


O quinto livro – Cidade das Almas Perdidas – separa os caminhos dos personagens principais, mas todos estão envolvidos em uma caçada desesperada e sem muita esperança atrás do novo e mais alucinado vilão. Todas as respostas serão encontradas em Cidade do Fogo Celestial, último livro da série que será lançado esse ano.



6 comentários:

  1. Tenho o Feita de Fumaça e Osso em casa, mas ainda não li... Não tinha visto ninguém falando sobre a descrição das cidades e ao ver o q vc falou, fiquei super curiosa pra lê-lo...

    Instumentos Mortais é uma vontade literária que tenho, desde que vi que tem o primeiro filme no Netflix rss... Um dia os compro....

    Beijoos

    subexplicado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila! Muito obrigada pelo seu comentário!
      Eu gostei bastante de Feita de Fumaço e Osso. Achei as partes mais 'normais' as mais legais.
      Dê uma chance para Instrumentos Mortais tb, acredito que vá gostar.
      Estou seguindo seu blog :)) adorei!
      Beijos

      Excluir
  2. Olá :)

    Acho lindíssima a capa de "feita de fumaça e osso", tenho muta vontade de ler, mas me rendi primeiro a "belo desastre" hehe :B será minha proxima leitura!


    Adorei o blog, acabo de fazer um tb, se puder dar uma passadinha lá e dar um feedback ficaria muitíssimo feliz (:

    Beijos, boas leituras!

    www.marciacsf.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia! Tudo bem?
      Pois eu te entendo! Belo Desastre é lindo demais! Eu adoro romances :)
      Mas Feita de Fumaça e Osso tb tem seus momentos de suspirar com o casal principal.
      Gostei bastante do seu blog, já estou seguindo!
      Beijos

      Excluir
  3. Adoro descrições sensoriais e poéticas! E a premissa de Feita de fumaça e osso me conquistou, apesar de estar meio alheia desse gênero ultimamente.
    E ando fugindo de livros com bad boys haha Acho que depois de Finale e Patch, fiquei saturada deles rs
    Também foi o badalo todo de VA que me fez colocá-lo no meu Kindle, apesar de que seu preço ~de graça~ foi o que realmente me fez realmente baixá-lo HEHE. Mas antes disso eu não tinha expectativa nenhuma...
    Linda nas fotos com os livros da Instrumentos Mortais. E MENINA, quanta leitura! :O Bastante, ehn?
    Desculpe estar sumida daqui :( Cursinho roubando minhas energias :(

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mellzinha! Você tem todos os motivos do mundo para sumir! Eu entendo, já passei por essa fase tb :(
      Pois é, muitas leituras! Nem eu creio que li tanta coisa assim!
      Eu acho que Feita de Fumaça e Osso pode ser que você goste, mas a parte que começam as explicações de todas as coisas malucas eu achei clichê, me decepcionei um tantinho.
      Não aguento mais VA. Tô no cinco e larguei. Vou deixá-lo repousar por enquanto.
      E muito obrigada *-*
      Beijos <3

      Excluir