25 de maio de 2014

Erros Fantásticos: O Discurso “Faça Boa Arte”, de Neil Gaiman




Em maio de 2012 o (incrível) escritor, roteirista e quadrinista Neil Gaiman foi convidado para discursar na University of the Arts, na Filadélfia, EUA. Seu discurso acabou sendo intitulado “Faça Boa Arte”, e em conjunto com o designer gráfico Chip Kidd, foi transformado em um livro encantador.

Gaiman começa nos contando como, aos 15 anos de idade, fez uma lista de coisas que queria fazer na vida, e que desde então perseguiu: Escrever um romance, um quadrinho, um episódio de Doctor Who… E a cada item ‘alcançado’, ele se movia para o próximo.

Seu discurso é uma verdadeira declaração de amor à arte e a todos aqueles que têm a coragem de fazê-la, seja em seus melhores ou piores momentos. Toda e qualquer situação é motivo para que se faça boa arte.
O escritor admite que haverá momentos em que se terá de aceitar trabalhos só pelo dinheiro para se alimentar, pagar o aluguel e outras banalidades da vida, mas que também haverá o momento de colher os frutos de seu trabalho, e, repassando o concelho de Stephan King (que Gaiman não conseguiu seguir), aproveite!

Se tem um lugar para deixar esse pequeno livro, é do lado da cabeceira, dentro da bolsa, ao lado do computador em que trabalhamos, pois com certeza ele será sempre uma fonte de inspiração e força. Quando você não achar que é capaz, ou que não é bom o suficiente, ou pensar em desistir de seus sonhos, abra as páginas desse discurso. Há algum lugar ele te levará.




A edição brasileira, publicada pela Intrínseca, é muito caprichada. A capa é dura e com textura emborrachada, e o miolo é de uma gramatura mais alta, e as páginas são coloridas. Chip Kidd diagramou o livro de maneira tal que o conteúdo do texto dialogasse com o espaço da página. É definitivamente Boa Arte.





 

16 comentários:

  1. Amei, Stela! Já estou curioso para ler! Hahahahaha
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raul! Obrigada pelo seu comentário. O livro é mesmo muito bom, super recoemndo.
      Beijos

      Excluir
  2. Juro que estava achando que esse livro era meio caça-níquel (?), mas seu texto mudou essa impressão. Sou mega a favor de qualquer coisa que inspire e nos anime para fazer arte. Precisamos muito de pessoas que acreditem e façam a arte acontecer. Porque ela é o combustível que torna a vida mais fácil, com certeza. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tary, sua fofa <3
      Pois é, eu tb pensei isso um pouco, mas depois de ler fiquei apaixonada. É mesmo muito inspirador!
      Obrigada por comentar aqui no blog :)
      Beijos

      Excluir
  3. Recebi esse livro também e estou doida pra ler, apesar de já ter visto o vídeo do discurso! É muito bom, as palavras do Neil são incríveis!
    Beijos
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meninas! Obrigada pelo comentário! :)
      Leiam sim, é muito legal. A diagramação faz toda a diferença.
      Beijos

      Excluir
  4. Não tinha muito interesse nessa leitura, Stela! Mas agora, com a sua opinião, fiquei curiosa. Gosto do Neil Gaiman (tá certo que nem li metade do que ele escreveu) e deve ser super interessante ler o que ele tem a dizer sobre arte :)

    Vou procurar :) A edição está linda!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michas, ele é tão bonitinho e tão inspirador que acho que vale a pena ter, sabe?
      Obrigada pelo comentário :3
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Stela, tudo bem?
    Olhando o titulo eu não dei nada por esse livro, mas lendo sua resenha mudei totalmente minha opinião.
    A diagramação dele está linda, quanto capricho da editora!! Também achei o tema do livro bem legal e interessante. Gosto de livros motivacionais, onde vemos que com luta e trabalho conseguimos alcançar nossos sonhos!

    Beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiah! Pois é, está muito caprichada essa edição mesmo. O livro tem uma mensagem bem bonita e tb é uma ótima dica de presente.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá Stela,

    Não conhecia esse livro e achei bem interessante e diferente, vou anotar a dica e quem sabe futuramente eu leia...parabéns pela resenha e pelo blog, seguindo aqui...abraços.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, tudo bem?
      Obrigada pelo comentário e por estar seguindo o blog :)
      Dê uma chance ao livro sim, é muito bonito.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Stela!

    Poxa, até hoje não li nenhum livro do Sandman, exceto um HQ, para ser sincera nem lembro o nome... era um daqueles que tinham os personagens "sonho", "desejo", etc... (acho que era a festa de aniversário de algum deles, algo assim)
    Sempre que vejo resenha dos livros, ou falam muito bem ou muito mal.

    Agora fiquei curiosa, porque esse livro parece ser mais "vida real".
    Vai ver que esse vai ser o primeiro dele que vou ler.. rrsrsr

    Gostei da resenha!
    Bjos,

    Kah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kah! Tudo bem? Obrigada por comentar aqui no blog :3
      Eu gosto do Gaiman mas tb estou começando a mergulhar no seu grande universo. Esse livro é muito bonito e dá quentinho no coração, sabe? hahaha
      Beijos

      Excluir
  8. Oi, Stela, tudo bem?
    Primeira vez que venho no teu blog e conheci ele graças a esse incrível livro, e o Google, claro! hahahah
    Adorei tua resenha e as fotos :D
    E como não amar Gaiman? Tudo que ele faz é incrível! Acho sensacional a maneira como ele lida com a imaginação e a realidade lado a lado. Ele é demais <3

    Beijos, Di :)

    http://www.aculpaedovisconde.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Diego, tudo bem? Fiquei muito feliz com o seu comentário e também por saber como você chegou até o blog! Gaiman é mesmo impossível de não amar.
      Estou seguindo o seu blog :)
      Beijos e obrigada

      Excluir