27 de outubro de 2014

Attachments - Rainbow Rowell


'Attachments' foi o primeiro livro já escrito pela americana Rainbow Rowell. Ao contrário dos romances posteriores, esse é voltado para um público adulto, mas sua temática e narrativa são suaves, com doses equilibradas de doçura e humor irônico.

O livro acompanha Lincoln O’Neill, um rapaz de 28 anos que ainda está tentando se achar na vida. Já fez vários cursos na faculdade, teve uma única namorada fixa que quebrou seu coração, e agora voltou para sua cidade natal e para a casa da mãe. Sua vida se resume em jogar rpg com os amigos no fim de semana e durante a semana trabalhar na área de TI no jornal da cidade.

Seu trabalho, na realidade, o deixa bastante constrangido. Sua obrigação é ler os e-mails trocados por todos os funcionários do jornal para evitar que eles não estejam trabalhando, trocando conteúdo ‘inapropriado’ ou assuntos sigilosos. Porém, todo dia, Lincoln lê os e-mails de duas jornalistas melhores amigas – Beth e Jennifer.

Beth é casada com seu namorado da faculdade, mas ele quer filhos, ela não, e seu casamento vive um momento complicado. Jennifer mora com o namorado da época da faculdade, um guitarrista muito bonitão, mas que não quer se casar nem ter uma profissão segura.

Através dos e-mails mais hilários, e ás vezes tristinhos, das duas amigas, Lincoln descobre o quanto se tornou apegado as duas garotas, a ponto de nunca chegar a notifica-las, pois afinal de contas elas estão conversando ao invés de trabalhar, e o trabalho dele deveria ser evitar esse tipo de conduta.

Lincoln é um cara pacífico, tímido e inseguro, mas que tem um enorme coração, só lhe falta coragem para assumir sua própria vida e seus sentimentos. E esse tom, meio engraçado, meio deprê, é que permeia o romance. Nós, leitores, somos transportados de volta para 1999, quanto o e-mail e a internet eram uma grande novidade, e o ‘bug do millenium’ colocava medo em todo o mundo.


Por se tratar de um romance de Rainbown Rowell, em 'Attchments' (que significa literalmente anexos), não faltam ótimas referências a bandas, filmes, programas de tv e outros elementos da cultura pop dos anos 80 e 90.

Acho redundante dizer que achei esse mais um livro incrível, não é mesmo? Ele é do tipo despretensioso mas que te agarra pelos tornozelos e te faz desejar ser amiga dos personagens principais. Uma ótima leitura para qualquer período da vida.

P.S: Na Bienal de São Paulo (2014) os funcionários da Editora Novo Século me disseram que até o fim desse ano todos os romances da Rainbow Rowell seriam publicados em português. Attatchments deve sair até o Natal, pois está em fase de revisão.





Um comentário:

  1. Rainbowzinha sempre fazendo livros maravilhosos. Será que tem algum que a gente não vai amar? Quero ler esse, mas acho que vou esperar sair em português!

    Beijos migs
    Aquela Borralheira

    ResponderExcluir