19 de janeiro de 2015

Que comecem as postagens sobre o Uruguai!

Oi meus amores! Quem me acompanha nas redes sociais já deve saber que no final do ano eu fui viajar com a minha mãe e meu padrasto (que eu chamo de tio, me deixem) pro Uruguai e pra Argentina. Hoje começam a séries de postagens aqui no blog e no canal de tudo que aconteceu nessa viagem de nove dias.

Saímos do aeroporto de Guarulhos no dia 26 de Dezembro, em voo direto pro Aeroporto Internacional de Carrasco, Montevideo. São cerca de 2 horas e 30 minutos no avião, e depois mais uns 20 minutos de carro para chagar a capital do Uruguai.

A primeira impressão que tive foi de que o aeroporto de lá é muito bonito. Ele não é grande, mas é muito bem organizado, iluminado e amplo. A seguir pela estrada percebemos o quanto o Uruguai é um país bonito, cheio de verde, árvores, e casas e prédios baixos. Nada que lembre a selva de pedra que é São Paulo.

Nós ficamos hospedados no centro de Montevideo, no hotel Four Points, que pertence ao grupo Sheraton. O hotel é muito bom e os funcionários extremamente simpáticos e solícitos. Se alguém quer ir pro Uruguai e não sabe onde ficar, eu recomendo o Four Points, na rua Ejido.

Como chegamos de manhã, tínhamos todo o dia todo pela frente para explorar a cidade. A primeira coisa que fizemos foi trocar nosso dinheiro por pesos uruguaios, e depois meu padrasto e minha mãe, que já conheciam a cidade, foram pra um lado, e eu e meu namorado pra outro. O primeiro lugar turístico que fomos foi a Plaza Independencia.

A Plaza Independencia fica no centro de Montevideo, no limite entre o centro e a cidade velha (ciudad vieja). É um dos marcos mais antigos da cidade, abrigando a Puerta de la Ciudadela, que é a antiga entrada da cidade colonial, e o Monumento e Mausoléu em homenagem a José Artigas, além de estar do lado da sede do Poder Executivo.

O Mausoléu Artigas guarda os restos mortais desse herói nacional, que acredite, é onipresente em todas as partes do país. Ele foi um militar que lutou contra invasores espanhóis, ingleses, portugueses e brasileiros pela independência e soberania do Uruguai.

Depois de visitar o mausoléu, seguimos para o Teatro Solis, que é ali do lado. Ele é o teatro mais antigo da capital, e pertence ao Estado. Foi inaugurado em 1856, com a ópera Ernani, de Verdi. Antigamente o teatro só recebia obras clássicas (óperas, ballets e concertos), mas hoje recebe muitos tipos de apresentações. Ele inclusive tem uma segunda área (além do palco principal) que é mais intimista.

Nós pagamos para fazer o tour pelo teatro, que ocorre todas as sextas e custa cerca de 4 reais. Existe a opção de visita guiada em espanhol, português e inglês. O que mais me chamou a atenção, é que além de poder conhecer a histórias e os espaços do teatro, três artistas se apresentam no meio das explicações. Como fomos em Dezembro, tudo era voltado para o Carnaval, que no Uruguai dura o mês de Fevereiro todo, e a música e dança tradicional dessa época é o Candombe. No vlog dá para ver um pouquinho da performance desses artistas.






Seguimos então para a Igreja Matriz, atual Catedral Metropolitana de Montevideo, que foi construída em 1720, mas que passou por inúmeras mudanças ao longo das décadas, até chegar ao que é hoje. Lá se encontram a pia batismal de Artigas, os restos mortais de importantes padres uruguaios, e foi lá que foi sagrada a primeira bandeira do país. A arquitetura é linda, assim como as obras em mármore e os altares.







Em seguida fomos para o MuseoHistórico Nacional, que fica na casa do primeiro presidente uruguaio, Fructoso Rivera. São três andares de quadros que retratam a história do país, móveis, roupas e objetos pessoais. E a entrada é gratuita. Ficamos lá por um bom tempo, já que demos a sorte de presenciar a pior chuva no Uruguai em 50 anos! O primeiro piso do museu ficou alagado :O


Quando a chuva deu uma trégua fomos ao Café Brasileiro, que é um café tradicional da cidade, que fica na parte velha. Ele é pequeno e bem aconchegante. Só não espere um café bom no Uruguai. Se for possível, fuja do café deles. Tem gosto de água. Invista nas sobremesas com doce de leite e chás.

Por hoje, é isso. Um enorme beijo a todos e até a próxima parada dessa viagem


Um comentário:

  1. Amo viajar e conhecer lugares novos. Aliás, conhecer lugares menos clichês é melhor ainda, como o Uruguai. Sou louca para conhecer. Suas fotos então me fez ter mais vontade.

    ResponderExcluir