25 de fevereiro de 2015

Punta del Este: Museu Casapuelo, Piriapolis e Praia

Hello gente linda! Sei que já deveria ter terminado de postar sobre minha viagem de férias há mais ou menos um mês, mas eu sou SEMPRE atrasada com as coisas aqui do blog e do canal - espero muito mudar isso, eu juro!

Então, voltando ao Uruguai, no nosso terceiro dia lá, pegamos um ônibus de Montevideo para Punta del Este. Antes que perguntem, deixe eu avisar que compramos esse passeio aqui no Brasil antes de viajar, com a Agaxtur.

A viagem até Punta não é das mais rápidas, demora cerca de 2 horas, e no meio do caminho fizemos uma parada no balneário de Piriápolis, uma cidade fundada por um uruguaio muito rico, chamado Francisco Piria, que também era muito interessado em astrologia, alquimia e misticismo. Dizem que o local tem uma energia muito poderosa, inclusive existem 5 pontos de energia em que Piria mandou erguer monumentos para marcá-los. Um deles é uma estátua da Virgem Stella Maris, protetora dos pescadores e do mar (foto abaixo).



Outra atração do local é o Morro Santo Antônio, que é um mirante de onde se pode ver todo o balneário e há uma pequena capela com a imagem de Santo Antônio.






A segunda parada, já quase chegando em Punta, foi na Caspueblo, provavelmente um dos lugares que eu mais queria conhecer nessa viagem, junto com os Tetros Solís e o Auditório Sodré. A Casapueblo é uma casa e museu idealizada pelo artista plástico Carlos Paéz Vilaró, falecido em fevereiro de 2014 e um dos mais importantes artistas da América Latina.


Vista da varanda da Csapueblo

'Canto de Mario Vargas Llosa (escritor Peruano)


Vilaró com um de seus gatinhos


A casa em si é uma obra de arte, que muitos dizem ser uma mistura da arquitetura grega tradicional com as obras do arquiteto catalão Gaudí. Além da arquitetura singular, a casa abriga o museu Vilaró, que contém uma gama extensa e maravilhosas das obras do pintor. Até sua morte o local também era seu ateliê.


A obra de Vilaró sempre abordou diversos assuntos. Suas inspirações principais eram o sol, os gatos (que ele amava, e tinha vários), as mulheres e os negros. Ele viveu na África por algum tempo, e também sempre conviveu com os negros uruguaios, muito marginalizados, e absorveu muito de sua cultura, como o gosto pelo Candombe, a música típica do Carnaval Uruguaio.


Jorge Luís Borges sobre seu amigo Vilaró

Além de famoso por suas obras, Vilaró era pai de um dos sobreviventes do acidente do vôo 571 que caiu na cordilheira dos Andes. Seu filho, Carlos Paés Rodrigues era da equipe de Rugby que estava no avião. Quando as forças de resgate da Argentina e de Uruguai desistiram das buscas, por acreditar que não havia sobreviventes, Vilaró custeou as buscas por tinha absoluta certeza que seu filho ainda estava vivo. Essa história sempre me emociona.

Depois de mergulhar na obra e na vida desse homem tão inspirador, chegamos a Punta del Este, e sinceramente, não há muito para ver além da praia, com uma areia fina e escaldante e muito vento. Há também uma enorme ancora que marca o encontro da água salgada do mar com a água doce do Rio da Prata. Nós almoçamos, tomamos sorvete, eu achei a Livraria del Virrey, onde comprei um livro do Eduardo Galeano e tirei foto na famosa escultura da mão que 'nasce' da areia. E foi só. Punta é uma cidade pra turistas ricos, Tudo é muito caro e chique.




Foi um dia extremamente  cansativo, pois a viagem teve muitas paradas e fazia muito muito muito calor no dia. Fiquei feliz de voltar para o hotel em Montevideo e dormir. Uma coisa bacana é que no verão uruguaio o sol dura muito tempo. Tirei essa última foto ás 9 e pouco da noite e o sol estava se pondo!


Outra curiosidade é que em todos os locais, por toda a estrada, haviam muitos dentes de leão, que é uma flor que eu sou apaixonada e que dá nome ao blog (Dandelion é dente de leão em inglês), por isso aproveitei pra tirar muitas fotos pra mostrar pra vocês!






Não esqueça de dar uma olhada no vlog que disponibilizei no canal! Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre essa parte da viagem! Mil beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário