26 de março de 2015

A Mais Pura Verdade – Dan Gemeinhart


Em seu primeiro romance o americano Dan Gemeinhart narra a história de Mark, um garoto de cerca de 10 anos que decide fugir de casa, levando uma mochila, uma máquina fotográfica analógica e seu cão vira-lata, Beau.

Apesar de querer ser como todas as crianças e fazer coisas normais de criança: ir à escola, brincar a tarde com sua melhor amiga Jessie e fazer viagens, Mark cresceu entre consultórios médicos e hospitais, além de longos períodos trancado em casa e vendo seus pais chorarem.

Agora, ao saber que sua doença voltou, Mark toma uma decisão importante: Não irá mais se tratar. Ele vai realizar seu grande sonho de escalar o Monte Rainier, conforme um dia prometeu a seu avô.


Apesar de parecer mais uma história triste sobre o câncer e suas dificuldades, Dan Gemeinhart dá um novo enfoque ao tema, mostrando a visão de uma criança que sente que seu tempo de vida na Terra está se esgotando.

É incrível entrar na cabeça de Mark, nos capítulos narrados por ele, e notar as diferentes emoções que o tomam a cada momento. Revolta, raiva, tristeza e inconformidade em alguns momentos, e alegria, gratidão e esperança em outros. O leitor realmente adentra um coração dividido entre a certeza da morte e a vontade de viver.


Porém, não se deixe enganar achando que esse é um daqueles livros que vai te fazer chorar de soluçar e perder o sono. Mark é um garoto de bom coração, assim como sua melhor amiga, que narra os capítulos intermediários. As mensagens que os personagens passam são sempre cheias de amor e lealdade.

Como professor de uma escola primária, Gemeinhart sabe escrever para o seu público, assim como retratá-lo sem cair em clichês ou melodrama. Indicado para jovens leitores, a partir dos 10 anos. Com certeza você irá se emocionar com a coragem de Mark, a bondade dos personagens secundários, e se apaixonar por Beau, seu fiel escudeiro.




Um comentário:

  1. Louca por esse livro, sua resenha e suas fotos ficaram lindas ♥
    Amei o blog e já estou seguindo :)

    http://feita-deflor.blogspot.com/

    ResponderExcluir