30 de julho de 2015

Pequenas Grandes Mentiras – Liane Moriarty


A autora australiana já havia me surpreendido com seu primeiro romance publicado no Brasil – O Segredo do Meu Marido, mas com Pequenas Grandes Mentiras ela se consolidou como uma das escritoras mais brilhantes e promissoras da atualidade.

Não ache que Liane escreve livros ao estilo ‘chick lit’, que só podem agradar mulheres, com situações bonitinhas e engraçadinhas. Na verdade, seus romances não têm nada de diminutivos. São fortes, impactantes e envolventes. Seus personagens são cheios de facetas, muito bem construídos, assim como os diálogos e descrições. Não há espaço para enfeites desnecessários em sua prosa, assim como não há informação irrelevante.

Pequenas Grandes Mentiras conta a história de três amigas inusitadas. Jane é uma mãe solteira de 24 anos que acaba de se mudar para a região praiana de Pirriwee. Celeste é a mulher mais linda que todos já viram, mãe de gêmeos e casada com um lindo milionário. Madeline é perua, adora comprar uma boa briga e mãe de duas crianças, além de uma adolescente de seu primeiro casamento.


As três logo formam um forte laço, e nós, leitores, acompanhamos a trajetória dessas três mulheres fortes, mas que também têm um lado secreto, em que escondem inseguranças, medos, traumas do passado e do presente. A autora aborda com maestria as pequenas e grandes mentiras que cada um de nós contamos para sobreviver. Sejam elas as mentiras que contamos para os outros ou as que contamos para nós mesmos.

Desde o primeiro capítulo sabemos que, no fim dessa história, ocorreu um assassinato em uma festa da escola pública local, e ao final de cada capítulo temos relatos de personagens secundários sobre o ocorrido. Essa estratégia é perfeita para manter o leitor atento a cada detalhe, construindo a cada momento hipóteses: quem morreu? Quem matou? Por que matou? Entre tantos outros mistérios que vão surgindo conforme a leitura.

Em resumo, Pequenas Grandes Mentiras é daqueles livros que você não quer largar, cheio de surpresas e reviravoltas. Ao final você sente vontade de ler tudo outra vez, sobre outra ótica. Assustadoramente bom.


 Nicole Kidman e Reese Witherspoon adquiriram os direitos da trama para transformá-la em uma série de tv, que ainda não tem data de estreia, mas será transmitida pela HBO. Aguardemos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário